sábado, 30 de maio de 2020

SENAI-MS restaura e devolve 41 respiradores hospitalares a 12 cidades do estado

Aparelhos reforçarão atendimento a pacientes diagnosticados com covid-19

Foto: Divulgação

Em continuidade às ações para minimizar os efeitos da pandemia de covid-19, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Mato Grosso do Sul mantém o trabalho de recuperação de aparelhos respiradores. Esses aparelhos estavam sem utilização e, agora, retornam ao sistema de saúde do estado para atender pacientes com a doença.

Até o momento, hospitais dos municípios de Campo Grande, Dourados, Mundo Novo, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Jardim, Água Clara, Figueirão, Miranda, Aquidauana, Três Lagoas e Corumbá já estão com mais equipamentos desse tipo à disposição da população. Ao todo, foram restaurados e devolvidos 41 aparelhos.

Segundo o diretor regional do SENAI-MS, Rodolpho Caesar Mangialardo, o objetivo da ação é dar condições de atendimento às unidades de saúde, enquanto durar o estado de calamidade pública provocado pela pandemia.

“Alguns equipamentos são muito antigos, já descontinuados. Para outros, faltam peças. Por exemplo, as placas dos respiradores já não funcionam mais. De maneira geral, é uma caixa de surpresas. Existem respiradores que estão em funcionamento, mas como faltam peças, nós fazemos o trabalho, compramos as peças sem custo para o hospital. Após finalizarmos a restauração, devolvemos o equipamento à unidade de saúde”, detalha Mangialardo.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Federação das Indústrias de Mato Grosso do sul (FIEMS), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Energisa.

O SENAI-MS já recebeu 108 respiradores pulmonares para restauração. Do total, oito não têm possibilidade de manutenção ou conserto. A instituição pretende, agora, recuperar os 100 equipamentos restantes.

“Temos recebido esses respiradores de diversas instituições, privadas, públicas e até de hospitais militares. Não temos nenhuma limitação em relação à origem desses respiradores. Qualquer um que tenha necessidade e possamos ajudar em todos os municípios do estado, ou de estados parceiros, vamos executar essa manutenção de maneira gratuita”, garante o diretor regional do SENAI-MS.

Além dessa iniciativa, a instituição tem atuado na manufatura de álcool em gel e álcool glicerinado, na fabricação de máscaras de tecido ou TNT, também para doação, e manutenção mecânica de ambulâncias, tanto do setor público quanto do privado.
 

Marquezan Araújo

Marquezan é formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), atuou como âncora de jornal radiofônico e locutor de programa musical. Passou por estágios na Agência Brasil e na Rádio Nacional, da EBC. Repórter da Agência do Rádio desde 2016, acompanha as movimentações do Legislativo no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário