A data deve movimentar R$ 10,3 bilhões no varejo, apontam CNDL/SPC Brasil
Uma
pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, aponta que 73% dos
consumidores planejam ir às compras no Dia das Crianças. Com isto, a
expectativa é de que o varejo movimente cerca de R$ 10,3 bilhões.
Segundo o levantamento, os produtos mais procurados serão bonecas e
bonecos (45%), roupas e calçados (33%), jogos de tabuleiro (26%), além
dos carrinhos e aviões de brinquedo (18%).
O estudo aponta ainda que quase oito em cada dez consumidores (77%)
pretendem pesquisar os preços antes de comprar. De acordo com o educador
financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, entre esses, a grande maioria
vai usar a internet para obter informações dos produtos.
“Com o crescimento que nós estamos tendo da internet, 71% das pessoas
vão obter informações sobre os produtos e 49% vão percorrer as lojas do
shopping. 46% falaram em loja de rua e 19% até falaram em
supermercados, que hoje já tem aí a sua seção, muitas vezes, de
brinquedos. Os shopping centers acabam sendo um lugar aonde as pessoas
aproveitam para fazer diversas atividades, então ele acaba sendo aí o
preferido para as compras”, revela.
Quando indagados se costumam gastar mais do que podem para presentear
no Dia das Crianças, a maioria das pessoas (77%) respondeu que não. Por
outro lado, um em cada dez (20%) entrevistados reconhece assumir
despesas acima de suas possibilidades financeiras e 10% pretendem deixar
de pagar alguma conta. De acordo com o educador financeiro do SPC
Brasil, José Vignoli, a consequência de gastar além do orçamento, muitas
vezes, é a inadimplência.
“No ano passado, por exemplo, pelos entrevistados, 11% admitiram ter
ficado com o nome negativado por conta de compras feitas no dia das
crianças e 5% permanecem nesta situação. Para tudo há limite e o excesso
de parcelamentos pode atrapalhar. Na pesquisa foi declarado que farão
de 3 a 4 parcelamentos, já estaremos aí avançando em 2020, e passando
pela época de Natal e festas de final de ano, que sempre consomem mais.
Então é muito importante que as pessoas consumam com consciência agora
no Dia das Crianças”, enfatiza.
O grande problema é que, divididos entre a vontade de agradar e os
limites do próprio orçamento, muitos pais se veem em uma situação um
tanto quanto complicada. De acordo com o levantamento, 33% dizem que
foram ou irão acompanhados da criança, ao passo em que 55% não foram ou
não pretendem ir acompanhados. No entanto, mais de um terço, ou seja 36%
das pessoas, admite que há pressão da criança para adquirir o presente
que ela quer, sendo que 19% afirmam não ceder e 17% acabam comprando o
produto.
A pesquisa foi feita com 826 pessoas em um primeiro levantamento para
identificar o percentual de pessoas com intenção de compras no Dia das
Crianças. Para avaliar o perfil de compra, em si, foram considerados 614
casos da amostra inicial, gerando uma margem de erro no geral de 3,4
p.p e 3,9 p.p, respectivamente, para um intervalo de confiança de 95%.
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