Segundo a Confederação, o aumento foi de 1,3% em relação a outubro
O
índice Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou a
quarta alta seguida, com aumento de 1,3% em relação a outubro.
De acordo com o economista da CNC, Antônio Everton Chaves, esse
crescimento na intenção de gastos das famílias se deve a uma combinação
de fatores.
“Como a gente teve aumento do emprego e mais a liberação dos recursos
de Fundo de Garantia e PIS/Pasep, somado a uma situação de inflação
estável e a possibilidade de desconto em compras no final do mês com o
Black Friday, a gente pode pegar esta combinação de fatores e explicar o
porquê do aumento do ICF em 1,3% em novembro em relação a outubro”,
disse.
Segundo a CNC, esse resultado positivo reforça a confiança dos
consumidores e aponta que as pessoas estão suscetíveis a comprar mais.
Além disso, ao contrário do primeiro semestre deste ano, quando a
intenção de compras oscilou, a economia tem dado sinais de reativação
nos últimos meses, influenciando positivamente as projeções de
crescimento econômico para este ano, bem como a propensão de gastos.
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