segunda-feira, 23 de março de 2020

MINUTO DA SAÚDE: Relações estáveis não garantem proteção contra ISTs; entenda


As Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, como a sífilis, hepatites virais, HIV/Aids e gonorreia são causadas por vírus e bactérias, repassados entre a população por meio de relações sexuais desprotegidas.
O médico Sanitarista do Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids, de São Paulo, Artur Kalichman, explica que, mesmo se a pessoa estiver em relacionamento estável, como casamento, noivado ou namorando, a melhor forma de proteção é o uso da camisinha nas relações sexuais. 
O especialista ressalta, ainda, que os casais podem realizar testes rápidos de diagnóstico de ISTs, nas Unidades Básicas de Saúde, como forma de prevenção às infecções.     
“Todo relacionamento sexual, sem camisinha, desprotegido, coloca a pessoa, em princípio, em risco de pegar uma infecção. Ser casado, ser namorado ou estar noivo não garante a ninguém que não vai ter riscos. Quando a pessoa está dentro de um relacionamento estável, o interessante a ser feito é os dois irem juntos se testarem. Os dois podem se testar juntos e se tiver algum problema, trata. Nos relacionamentos estáveis, a melhor estratégia é a conversa franca, e as pessoas estarem abertas ao diálogo, usar camisinha preservativos ou fazer testes para ter certeza que não têm nada.” 
Proteja-se! Usar camisinha é uma responsa de todos. Se notar sinais de uma infecção Sexualmente Transmissível (IST), procure uma unidade de saúde e informe-se. Saiba mais em: saude.gov.br/ist. 

Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário