A cidade de Itariri, apesar de ser uma das menos populosas da microrregião, é a que apresenta maior incidência do mosquito Aedes aegypti
Os municípios da microrregião de Itanhaém somam, em 2020, mais de 80 casos confirmados de dengue. O número representa 16% do total de notificações da doença, foram mais de 490. Os dados são os mais recentes divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
A cidade de Itariri, apesar de ser uma das menos populosas da microrregião, é a que apresenta maior incidência do mosquito Aedes aegypt. Das 193 notificações, 53 foram confirmadas – desse total, em apenas uma ocasião o vírus foi contraído fora do município.
A localidade com maior população, Itanhaém, teve apenas sete casos confirmados entre os 54 notificados, todos ocorreram dentro da cidade. Dados do setor de Endemias de Itanhaém apontam que 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão em residências de moradores fixos.
Pensando nisso, a prefeitura municipal iniciou uma campanha de conscientização sobre o assunto. Os setores da Administração da cidade estão integrados para promover ações e atividades de prevenção que atinjam toda a população itanhaense.
Entre as ações, estão atividades escolares relacionadas aos cuidados contra o mosquito; fiscalização de possíveis focos em comércios e reciclagens do município; além de anúncios visuais e audiovisuais sobre o tema em pontos estratégicos.
“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”.
Segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, houve 19 mortes em decorrência da dengue no estado de São Paulo em 2020. Em relação às outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, foram registrados, até março, cinco casos de Zika e 20 de chikungunya, contra 16 de Zika e 41 chikungunya registradas, respectivamente, no mesmo período do ano passado.
O Ministério da Saúde alerta que a população precisa combater o mosquito transmissor da dengue de forma permanente. A recomendação é ter atenção à limpeza de possíveis criadouros do Aedes aegypt.
E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário