segunda-feira, 6 de abril de 2020

Maringá (PR) é o terceiro município paranaense com mais casos de dengue

O Paraná declarou epidemia de dengue e já confirmou mais de 76 mil casos em 358 municípios

Foto: Divulgação

Maringá é a terceira cidade que mais registrou casos de dengue no estado. Desde agosto do ano passado são quase 3,4 mil casos confirmados entre os mais de 9,3 mil notificados, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
O que acontece no município é um reflexo do surto da doença que atinge o estado. O Paraná declarou epidemia de dengue e já confirmou mais de 76 mil casos em 358 municípios. A prevenção continua por meio de mutirões e mobilização da população no combate ao mosquito. O secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, ressalta que a maioria dos focos do Aedes aegypti está dentro das casas:
“90% dos criadouros estão dentro do quintal das pessoas. Essa epidemia deve ser enfrentada por todos limpando o quintal, fazendo seu dever de casa como cidadão... Para que a gente possa, junto, lutar contra a dengue e reduzir o número de casos no município de Maringá.”
Londrina é o município que mais registrou casos de dengue, seguido de Foz do Iguaçu e Maringá, que apresentou uma incidência de quase 1,4 mil casos a cada 100 mil habitantes. O índice é considerado alto quando são registrados mais de 300 casos para 100 mil habitantes. Ao todo, 162 municípios paranaenses apresentam alto índice de incidência da dengue. Outros 32 municípios do estado registram índice médio de infecção.
O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.

“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”. 

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2019 foram notificados mais de um milhão e meio de casos prováveis de dengue no Brasil. A taxa de incidência ultrapassou 735 ocorrências a cada 100 mil habitantes. E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.


Agência do Rádio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário