quinta-feira, 14 de maio de 2020

Ele é George Lucas


George Walton Lucas Jr. (Modesto, 14 de maio de 1944) é um produtor cinematográfico, filantropista, roteirista e diretor de cinema norte-americano. Mundialmente famoso como criador das franquias Star Wars e Indiana Jones, Lucas está entre as pessoas mais ricas e influentes do mundo, com fortuna estimada em 5 bilhões de dólares.

George Lucas se mostra descontente com os rumos de Star Wars na Disney

George Walton Lucas Jr. nasceu em Modesto, Califórnia EUA, filho de Dorothy e George Lucas. Era um apaixonado por automóveis, mas um terrível acidente pôs fim a este desejo e mudou a sua maneira de ver a vida.
O pai de Lucas possuía uma papelaria e queria que George trabalhasse para ele quando completasse 18 anos. Lucas estava planejando ir para a escola de arte e declarou ao sair de casa que seria milionário aos 30 anos. Ele frequentou o Modesto Junior College, onde estudou antropologia, sociologia e literatura, entre outros assuntos. Ele também começou a filmar com uma câmera 8 mm, incluindo filmagens de corridas de carros. Nesse momento, Lucas e seu amigo John Plummer interessaram-se pelo Canyon Cinema: exibições de produtores de filmes subterrâneos de vanguarda de 16 mm, como Jordan Belson, Stan Brakhage e Bruce Conner. Lucas e Plummer também viram filmes europeus clássicos da época, incluindo À bout de souffle, de Jean-Luc Godard, Jules et Jim, de François Truffaut, e de Federico Fellini. "Foi quando George realmente começou a explorar", disse Plummer. Por seu interesse em corridas de autocross, Lucas conheceu o renomado cineasta Haskell Wexler, outro entusiasta da corrida. Wexler, depois de trabalhar com Lucas em várias ocasiões, ficou impressionado com o talento de Lucas. "George tinha um olho muito bom e pensava visualmente", lembrou.
Durante a década de 60, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, uma das primeiras a ter uma cadeira dedicada a essa temática, onde conheceu Francis Ford Coppola. Nessa época fez uma série de pequenos filmes, entre os quais, um curta, THX-1138, que iria se tornar mais tarde a sua primeira longa-metragem.
Após fazer a graduação, fundou o estúdio American Zoetrope, em parceria com Coppola, companhia que tinha por objectivo ajudar os realizadores a criar filmes de forma livre, fora do circuito opressivo de Hollywood. A Zoetrope não teve sucesso, mas com o dinheiro realizado com Loucuras de Verão e Guerra nas Estrelas, Lucas conseguiu montar a sua própria companhia, a Lucasfilm, a qual pôs à venda em 2012 fechando negócio com a Disney por 4 bilhões de dólares. As sub-divisões desta empresa, "Skywalker Sound" e "Industrial Light & Magic" tornaram-se das mais respeitadas em seus campos, respectivamente, o de som e o de efeitos especiais. Também a "Lucasfilm Games", mais tarde rebatizada de "LucasArts", foi muito bem vista na indústria dos jogos de computador.
Lucas foi multado pelo sindicato dos diretores por pôr os créditos dos filmes apenas no fim do filme original de Guerra nas Estrelas. Após ter pago a multa abandonou a organização. 
Em 2005, Lucas doou US $1 milhão para ajudar a construir o Memorial Martin Luther King Jr. no National Mall em Washington, D.C. para comemorar o líder norte-americano de direitos civis Martin Luther King Jr.
Em 19 de setembro de 2006, a USC anunciou que Lucas havia doado US $175-180 milhões para sua alma mater para expandir a escola de cinema. É a maior doação individual para a USC e o maior presente para uma escola de cinema em qualquer lugar. Doações anteriores levaram ao Prédio Instrucional George Lucas já existente e ao Prédio de Pós-Produção Marcia Lucas.
Em 2013, Lucas e sua esposa Mellody Hobson doaram US $25 milhões para o After School Matters, sem fins lucrativos, com sede em Chicago, do qual Hobson é o presidente.
Em 15 de Abril, de 2016, foi relatado que Lucas havia doado entre US $501,000 e US $1 milhões por meio da Fundação Lucas à Fundação Obama, que está encarregada de supervisionar a construção do Obama Presidential Center Barack em South Side, Chicago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário