quarta-feira, 6 de maio de 2020

O estado do Amazonas recebe reforço de materiais de saúde para o combate à Covid-19

Mais de sete toneladas de álcool em gel foram entregues a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas

Foto: FAB

O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Defesa vem priorizando o transporte de insumos e equipamentos médico-hospitalares de combate e prevenção a Covid-19.  A ação do Governo Federal pretende de imediato atender principalmente aqueles estados e capitais que estão em estado de emergência em decorrência do novo coronavírus. Entre as cidades, a capital amazonense, Manaus (AM).  Neste último domingo (3), uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou na região levando mais de sete toneladas de álcool em gel à capital do Amazonas para auxiliar na prevenção à doença.
O ministro da Saúde, Nelson Teich, que está em missão no estado desde o final de semana, ressaltou que o país deve priorizar o trabalho em conjunto.  “É fundamental está perto das pessoas, com os governos locais, as prefeituras. Realmente é um trabalho em conjunto, uma situação única que o Brasil e o mundo estão vivendo. A Covid-19 chega com uma capacidade enorme de sobrecarregar qualquer sistema de saúde, tanto que isso não é um problema só de Manaus, do Amazonas, é um problema mundo. Esperamos salvar o maior número de vidas. Trabalhar para que o nosso sistema de saúde saía disso mais forte do que ele era antes. E, certamente, a nossa capacidade de planejar, projetar, ter ações rápidas, vai aumentar”, afirmou o ministro.
A carga de aproximadamente 7 toneladas de insumos de saúde foi doada pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein ao Ministério da Saúde. Além dos produtos médico-hospitalares, o estado do Amazonas deve receber nos próximos dias profissionais como médicos e enfermeiros para atuarem no combate à doença na região, como detalha o governador do Amazonas, Wilson Lima.
 “Recebemos três toneladas de equipamentos de proteção individual, entre máscaras, aventais e álcool em gel. Fizemos um planejamento para a chegada de profissionais que serão importantes para ampliar a capacidade de atendimento.” 
Os medicamentos e o álcool em gel foram entregues à Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da pandemia. Para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br.
 

Alexandre Penido

Nenhum comentário:

Postar um comentário