A partir de agora, os profissionais de saúde da rede pública que estão no enfrentamento da Covid-19, poderão contar com suporte psicológico
A
partir de agora, os profissionais de saúde da rede pública que estão no
enfrentamento da Covid-19, poderão contar com suporte psicológico. Isso
quer dizer que aqueles trabalhadores da saúde que estão sentindo
estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade podem utilizar o canal
telefônico em que serão realizadas teleconsultas psicológicas e
psiquiátricas. Esse serviço conta com um investimento de R$2,3 milhões
de reais do Ministério da Saúde e é uma parceria com o Hospital das
Clínicas de Porto Alegre. De acordo com a diretora substituta do
Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde,
Maria Dilma, essa iniciativa pretende cuidar da saúde mental dos
profissionais antes que um problema mais grave possa surgir.
“No que nós temos na literatura com relação à síndrome por
esgotamento profissional, que está associado às questões de trabalho,
hoje com a pandemia isso cresceu significativamente. A nossa proposta é
cuidar das pessoas que estão adoecendo não só agora, mas que venhamos a
fazer a prevenção para o transtorno de estresse pós traumático. Pois
esse é o primeiro momento para que possamos cuidar desse profissional,
para que ele não venha desenvolver nenhum transtorno no futuro.”
As teleconsultas serão feitas por profissionais de psicologia e, se
necessário, de psiquiatria. Além disso, no primeiro contato, a equipe do
projeto vai fazer uma avaliação do caso para definir a melhor abordagem
e tratamento para o profissional de saúde. Tudo isso será feito por
meio de uma plataforma virtual, como explica Maria Dilma.
“Temos uma expectativa de atender em torno de 10 mil profissionais,
mas estaremos trabalhando para que todos aqueles que buscam o serviço,
sejam devidamente atendidos e acompanhados. Inclusive, a proposta do
tratamento não vai ser que se faça apenas um primeiro atendimento ou
orientação e acabe ali. Na verdade, cada pessoa terá consultas semanais
com o mesmo profissional, sendo avaliado e acompanhado por uma
videochamada de 50 minutos por atendimento.”
De acordo com o Ministério da Saúde, essa ação vai fornecer material
para o maior projeto de pesquisa desta natureza já realizado no Brasil e
um dos maiores do mundo. A central telefônica para primeiro contato
funcionará de 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Os profissionais de
saúde do SUS já podem ligar para 0800 644 6543. Para saber mais
informações sobre os atendimentos virtuais acesse o site
https://coronavirus.saude.gov.br
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