segunda-feira, 1 de junho de 2020

AL: Ex-aluno do SENAI cria protótipo de respirador mecânico para ajudar pacientes com covid-19

Sargento do Exército fabricou modelo que pode ajudar no atendimento inicial a pacientes infectados; unidade SENAI de Poço, em Maceió, produz as peças

Foto: Divulgação

Após representantes do Ministério da Saúde solicitarem que a comunidade científica se mobilizasse para suprir a falta de respiradores, o sargento Rodrigo Costa dos Santos, ex-aluno dos cursos de Eletricidade e Eletrônica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Rio de Janeiro, voltou à entidade, desta vez em Alagoas, onde encontrou apoio para fabricar um protótipo.

“De posse dos meus conhecimentos na área de engenharias química, mecânica e da computação, matemática, resgate e da função que exerci recentemente como chefe administrativo do posto médico de guarnição do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado, arquitetei um protótipo, utilizando um reanimador manual que tem como função promover a ventilação artificial, enviando ar enriquecido com oxigênio para o pulmão”, detalha o militar do Exército.

Segundo o sargento, o protótipo criado já foi testado e validado. Entretanto, trata-se da primeira versão de outro modelo mais atualizado que será apresentado nos próximos dias. “A vantagem desse respirador é justamente o custo e a acessibilidade. Como podemos ver nos noticiários, estamos tendo dificuldades em importar os respiradores que atualmente estão no mercado”, pontua.

Algumas peças para o modelo são fabricadas na unidade SENAI de Poço, em Maceió. Para o gerente de Tecnologia do SENAI-AL, Welton Barbosa, a iniciativa pode salvar vidas, uma vez que os pacientes terão à disposição um aparelho que vai ajudar no tratamento.

“Não se trata de um equipamento que será instalado na UTI, quando o paciente já está em uma fase mais avançada. Esse é um equipamento que vai ajudar o paciente em um primeiro atendimento. Ele já vai estar com dificuldade de respirar e o equipamento vai auxiliar nessa respiração”, explica Barbosa.

O gerente de Tecnologia do SENAI-AL acrescenta ainda que o SENAI conta com as máquinas adequadas para fabricação, os insumos para contribuir com o projeto e uma equipe técnica que pode ajudar a aperfeiçoá-lo.
 

Marquezan Araújo

Marquezan é formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), atuou como âncora de jornal radiofônico e locutor de programa musical. Passou por estágios na Agência Brasil e na Rádio Nacional, da EBC. Repórter da Agência do Rádio desde 2016, acompanha as movimentações do Legislativo no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário