sexta-feira, 12 de junho de 2020

Programa de Vendas em Balcão oferece 33.400 toneladas de milho em junho

Ação permite que pequenos produtores comprem o alimento a preços de atacado

Foto: Stevano Vicigor/Mapa
Os produtores rurais de pequeno porte brasileiros vão poder contar neste mês com 33.400 toneladas de milho para alimentar os animais. Esse é o estoque da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destinado para o Programa de Vendas em Balcão (ProVB). Funciona assim: todo produto, quando é vendido em maiores quantidades acaba saindo por um preço mais barato. Ou seja, em lojas comuns, quem compra pouco paga mais caro. O que essa ação faz é oferecer o produto a pequenos criadores de bovinos, aves e suínos no mesmo valor pelo qual seria vendido ao grande produtor.
“Esse programa é de extrema importância para esse pequeno criador, porque permite que ele tenha acesso ao milho, que é um insumo importantíssimo para a alimentação do plantel do produtor, a um preço similar ao do mercado atacadista da região”, explica Diracy Cavalcante Lacerda, superintendente de Abastecimento Social da Conab. 
Nos cinco primeiros meses deste ano, o ProVB vendeu 45.800 toneladas de milho para mais de 11 mil produtores. Um deles foi o produtor rural Pelaudir Moura Andrade. Ele cria porcos, galinhas e vacas na região em Planaltina, no Distrito Federal. Ele ressalta que o programa aumenta a lucratividade da produção.
“Através do programa, nós estamos conseguindo comprar um milho de ótima qualidade, com uma diferença de preço de até 50%. Você faz a inscrição no programa, rapidamente eles aprovam, se a documentação estiver certa, você passa a ter direito a uma vez por mês, retirar uma cota de milho. Não é muito grande, mas é o suficiente para atender sua necessidade na sua chácara”, conta.

Como participar

Para se inscrever, o produtor rural precisa se registrar no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). Por um ano, o inscrito vai poder, todo mês, retirar uma cota de milho dos estoques públicos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário