segunda-feira, 24 de agosto de 2020

kiko zambianchi

Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde estou
Meu destino não é de ninguém
E eu não deixo os meu passos no chão

 Kiko Zambianchi, nome artístico de Francisco José Zambianchi (Ribeirão Preto, 14 de outubro de 1960), é um cantor, guitarrista e compositor brasileiro.

Lançou, no final de 1984, o single de "Rolam as Pedras", que estourou nas rádios paulistas e posteriormente em todo o Brasil. Depois disso, Zambianchi lança, pela EMI, o LP Choque, que emplacou três sucessos: a faixa-título, "Rolam as Pedras". Com participação de Lulu Santos e Marina Lima nas músicas "Nossa Energia" e "Quem Sofre sou Eu", respectivamente. "No meio da rua", outra faixa do disco, entra na trilha sonora do programa Armação Ilimitada da Rede Globo. Marina Lima grava "Eu te amo você" de autoria de Kiko e estoura nas rádios de todo o país e, no mesmo ano, Erasmo Carlos grava outra música composta por Zambianchi chamada "Manchas e Intrigas". "Primeiros Erros" foi uma música praticamente descartada pela gravadora, que, depois do sucesso de "Rolam as Pedras" e "Choque", queria que Kiko já partisse para a gravação de um novo disco. Mas Kiko, acreditando no sucesso da música, fez divulgação pessoal da música, indo nas rádios da Grande São Paulo com o disco para que fosse tocada, e aos poucos a música começou a ser conhecida e executada, e alcançou o topo das paradas em todo o Brasil.

O disco seguinte, Quadro Vivo, foi lançado em 1986 também pela EMI e mostra algumas variações musicais que se seguem por toda a carreira do artista. Já não apresenta um rock simplesmente, e, em suas músicas, já se percebe um pouco de black music. No show de lançamento em São Paulo, sobe ao palco, para uma participação especial, Dado Villa-Lobos, da Legião Urbana, para cantar, ao lado de Kiko, "Será" e "Ainda É Cedo". Zambianchi toca com Charly García em São Paulo e vai ao seu show novamente no Rio. A faixa "Alguém" é incluída na trilha sonora da novela "Roda de Fogo" da Rede Globo, projetando seu nome nacionalmente, e tem um vídeo feito exclusivamente para o programa Fantástico, da mesma Rede Globo, com a participação da até então desconhecida Carolina Ferraz, com quem era casado na época. A faixa "Quadro Vivo" foi bem executada nas rádios, e também ganhou videoclipe no Fantástico, e "Nossos Sentimentos" também teve boa repercussão, sendo bastante pedida.

Em 1987, é lançado o álbum homônimo Kiko Zambianchi, o terceiro lançado pela EMI. Um disco em que Zambianchi muda completamente o seu estilo de tocar e apresenta um novo gênero musical, com metais e muito funk presentes o tempo todo mas sempre com uma visão voltada ao rock and roll. O disco conta com a presença de grandes instrumentistas como Bocato, Léo Gandelman, Jorjão Barreto, Serginho Delamônica, entre outros. "Limousine" é o single escolhido pela gravadora, "Você Perde" entra na novela Sassaricando da Rede Globo e ganha clipe no Fantástico, e "Tina" e "Mexendo Com Fogo" também são executadas nas rádios. O fato curioso deste terceiro LP é que a capa foi censurada pela gravadora, apenas por Kiko aparecer ao lado de uma Limousine (sendo este o antigo nome do álbum). Ainda em 1987, Kiko participa do disco "Sete", do 14 Bis, o último da banda com Flávio Venturini nos vocais. Kiko canta "Templo (A nossa casa é azul)" no disco. Durante o ano de 1988, a turnê do terceiro disco continua, sempre mesclando sucessos com novas composições.

Em 1989, é a vez de Era das Flores, que já fez parte do término da relação do artista com a gravadora EMI. A música "Demônia" toca nas rádios e "Blecaute", música da peça de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, também é bem executada. "Tente de novo amanhã" também é executada nas rádios. Em 1989, gravou uma versão de "Hey Jude", dos Beatles, especialmente para a novela Top Model. A versão, feita por Rossini Pinto, alcançou o topo das paradas de sucesso de todo o país e foi incluída no disco posteriormente. Kiko simplesmente alcançou o primeiro lugar nas paradas de todo o país, e tornou-se figura carimbada de todos os programas musicais da televisão, incluindo o Globo de Ouro e especiais da TV Manchete. O êxito estrondoso com esse cover não foi bem o que Kiko Zambianchi queria para sua carreira e ele foi pressionado pela gravadora para gravar músicas mais comerciais. Como não aceitou a proposta de virar um artista "romântico", Kiko pediu rescisão do seu contrato com a EMI. Depois disso, o Brasil se voltou para a música sertaneja. A maioria dos artistas considerados "da década de 1980" foi praticamente retirada do mercado nacional, com poucas exceções. 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Kiko Zambianchi em "Rolam as pedras" no Estúdio Showlivre 2009

 

 

Kiko Zambianchi - Domingão do Faustão 1989 - Hey Jude


Nenhum comentário:

Postar um comentário