Relatos fotográficos pessoais buscam alertar população sobre riscos cardiovasculares associados ao diabete
No
Dia Mundial do Diabetes, nada melhor do que empatia e muita informação
para unir os milhões de brasileiros que têm a doença. Pensando nisso, a
Novo Nordisk — empresa de saúde dedicada a promover mudanças para vencer
o diabetes e outras doenças crônicas graves —, em parceria com a ADJ
Diabetes Brasil, vai expor, neste sábado (14), um vídeo com histórias de
pacientes do diabetes tipo 2 projetadas em um prédio na esquina entre
as avenidas Paulista e Consolação, em São Paulo.
As imagens da projeção são resultado da campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração”,
que busca sensibilizar a população sobre os riscos cardiovasculares
associados ao diabetes tipo 2. Os relatos, expressos em fotos
particulares e emotivas, trazem pessoas usando objetos de valor
sentimental para ilustrar o quão perigosa é a associação do diabetes às
cardiopatias.
O objetivo da iniciativa é mudar uma triste estatística: nove em cada
dez pacientes que têm diabetes alega sentir falta de mais informações
sobre os riscos cardiovasculares da doença.
Raquel Cristina Coelho, gerente médica da Novo Nordisk, destaca que o
intuito da parceria entre a Novo Nordisk e a ADJ é mudar o preocupante
cenário de desinformação. “Ambas as instituições atuam na causa do
diabetes. Então, quando elas unem forças é para tentar beneficiar as
pessoas que têm diabetes e que estão sob risco de desenvolver problemas
do coração e que precisam que essa informação chegue até elas.”
Alcance
Para tentar atingir o maior número de pessoas, o material da ação também será lançado nos canais da ADJ Diabetes Brasil e da campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração”, no YouTube.
Ao mesmo tempo, uma exposição digital com os depoimentos e registros
fotográficos dos participantes vai estar no site da campanha, o
www.quemvediabetesvecoracao.com.br.
Todo o esforço para dar publicidade aos problemas cardiovasculares
associados ao diabetes se explica, também, pelo impacto na saúde dos
brasileiros. Por muito tempo, o diabetes esteve mais associado à
cegueira, amputação ou doenças renais, explica Raquel. No entanto,
apesar de graves, nenhuma dessas doenças mata tanto quanto outros
problemas, como o infarto cardíaco e o derrame, por exemplo, que são
responsáveis por 80% das mortes relacionadas ao diabetes tipo 2.
Ambos são consequências graves da aterosclerose, outra vilã
desconhecida. Recentemente, o CAPTURE, levantamento global que analisou a
prevalência, percepção e o tratamento dos fatores de risco
cardiovasculares no diabetes tipo 2, apontou que uma em cada três
pessoas com diabetes tipo 2 tem doenças cardiovasculares.
Dessas, 9 em cada 10 apresentam aterosclerose, doença cardiovascular que
consiste na formação de placas de gordura e outras substâncias nas
paredes das artérias.
Silencioso, o diabetes tipo 2 passa despercebido por boa parte dos
pacientes. É justamente aí que mora o perigo, explica Raquel Cristina
Coelho. “A pessoa com diabetes pode vir sem sintomas, e já manifestar
como primeiro sintoma uma doença cardiovascular, inclusive grave, um
infarto, um derrame ou até mesmo a morte súbita”, alerta.
Quatro em cada dez brasileiros com diabetes tipo 2 têm doenças cardiovasculares
Quem Vê Diabetes Vê Coração
A campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração” é uma iniciativa da Novo Nordisk em parceria com sociedades médicas e associações de pacientes com diabetes de todo o país. A ADJ Diabetes Brasil, entidade cujo objetivo é promover educação no campo do diabetes para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade, é uma das parceiras do projeto, lançado em junho 2019.
Fonte: https://brasil61.com/noticias/no-dia-mundial-do-diabetes-campanha-projeta-historias-de-pacientes-em-predio-na-avenida-paulista-ndsk200002
Nenhum comentário:
Postar um comentário