quinta-feira, 31 de outubro de 2019

XADREZ - GRANDES JOGADORES DO PASSADO DAVID JANOWSKI


 
Mario Vaz Xadrez



David Markyelovich Janowski nasceu em Wołkowysk em 25/05/1868 e faleceu em Hyères em 15/01/1927.
Janowski venceu os torneios de Monte Carlo em 1901, Hanover em 1902 e empatou em primeiro em Viena em 1902 e Barmen em 1905, tendo ficado entre os seis melhores do mundo na época.
Janowski foi devastador contra os mestres mais velhos tais como Wilhelm Steinitz, Mikhail Chigorin e Joseph Henry Blackburne, mas não tinha um bom desempenho contra os novos como Siegbert Tarrasch, Frank Marshall, Akiba Rubinstein, Geza Maroczy e Carl Schlechter. Ele foi massacrado pelos campeões mundiais Emanuel Lasker e José Raúl Capablanca, tendo apenas bons resultados contra Alexander Alekhine.
Curiosidade:
Apesar de ser um jogador muito forte, David Janowsky, tinha um grave defeito: nunca era o responsável por suas derrotas. Quando perdia reclamava da iluminação do local, da ventilação, do tabuleiro ou peças, do barulho interno ou externo, enfim, sempre encontrava uma desculpa para as derrotas.
Em uma determinada ocasião, Janowski foi convidado para jogar um torneio em New York. Os organizadores, que já conheciam o "gênio" do jogador, procuraram tomar todos os cuidados possíveis e imagináveis com o salão de jogos.
Tão logo Janowski adentrou o salão, dois dos responsáveis pela competição fizeram questão de acompanhar o jogador falando e mostrando todos os cuidados tomados.
Depois de ouvir e observar tudo atentamente, Janowski disse aos seus acompanhantes: "Os Srs, intencionalmente, me privaram de todas as desculpas possíveis ... como poderei me concentrar nas partidas?"
E você, conhece ou já conheceu um Janowski?

Nenhum comentário:

Postar um comentário