quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Título: BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC): Cidade está em situação de alerta para o mosquito Aedes aegypti

O bairro das Nações e uma parte do centro da cidade foram onde ocorreram os maiores números de casos. Por isso, os agentes fazem mutirão nas casas para eliminar os focos.


Um dos destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina, Balneário Camboriú está em situação de alerta para o Aedes aegypti. Neste ano, já foram notificados 55 casos de dengue contra 6 em 2018. Para a chikungunya, houve três registros importados da doença, em 2019, e nenhum no ano passado. Em relação à zika, não há notificações nos últimos dois anos.
A diretora de Vigilância Ambiental de Balneário Camboriú, Eliane Guedes, aponta que um dos fatores que podem ter influenciado no aumento é a proximidade com municípios com números altos de casos. 

“Balneário Camboriú é um município turístico e está nos arredores de cidades que tiveram uma epidemia. Acaba afetando a cidade”.
Em Balneário Camboriú, o bairro das Nações e uma parte do centro da cidade foram onde ocorreram os maiores números de casos. Por isso, os agentes fazem mutirão nas casas para eliminar os focos.
O município realiza palestras e trabalha com o slogan “Dengue mata, não fique parado. Faça sua parte e elimine os focos do mosquito”.
Santa Catarina teve um aumento no número de casos, principalmente, de dengue. Como mostra o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do estado, até novembro foram confirmados 1.898 casos de dengue, enquanto até o mesmo período do ano passado, foram 57 ocorrências. No caso de chikungunya, foram 619 notificações, sendo 36 confirmadas. Em relação à zika, houve 169 notificações, mas nenhum caso confirmado até o momento.
Com o aumento do número de focos do mosquito no estado de 2018 para 2019, João Fuck, gerente de Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, pede que a população tenha cuidado com materiais que possam contribuir para a proliferação do Aedes aegypti.

“Evite locais que acumulem água. Desde pequenos recipientes, lixo, até recipientes maiores que não vemos todos os dias, como caixas d’água, calhas e cisternas. Eliminar tudo que pode e adequar aqueles que não podem ser descartados”.
Se você, morador, quer solicitar a visita de agentes em sua residência, basta ligar no telefone do Programa de Combate à Dengue, no número (47) 3261-6264. Repetindo: (47) 3261-6264. Caso deseje fazer alguma reclamação sobre locais que podem ser de risco, entre em contato com a Ouvidoria Municipal pelo 0800-644-3388, ou pelo WhatsApp, no número (47) 99982-1979. Repetindo: (47) 99982-1979.
A maior incidência de casos da dengue ocorreram na região Sudeste. Foram mais de 1,2 mil ocorrências por 100 mil habitantes. Em seguida, estão as regiões Centro-Oeste, com 1,1 mil casos, e o Nordeste, com 347 casos por 100 mil habitantes.
E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.

Agência do Rádio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário