Na sequência, apareceram os canais de televisão, o Youtube e o Facebook
De
acordo com uma pesquisa feita pela Câmara dos Deputados e pelo Senado
Federal, com 2.400 brasileiros, o WhatsApp é o meio de comunicação mais
utilizado pelos entrevistados: 79% deles responderam que utilizam sempre
a rede social e 14% o utilizam às vezes.
Na sequência, apareceram os canais de televisão (50%), a plataforma
de vídeos Youtube (49%), o Facebook (44%), sites de notícias (38%), a
rede social Instagram (30%) e emissoras de rádio (22%). O jornal
impresso também foi citado por 8% dos participantes da sondagem e o
Twitter, por 7%.
O levantamento aponta também que o público mais jovem tem utilizado
menos a televisão e mais as mídias digitais, como YouTube e Instagram.
Além disso, de cada 10 brasileiros, 8 já identificaram fake news nas
redes sociais e 82% afirmou verificar se uma informação é verdadeira
antes de compartilhá-la. Esse percentual de pessoas que verificam as
informações é crescente conforme aumenta o grau de escolaridade dos
entrevistados.
Os resultados da pesquisa indicam também que praticamente a metade
dos brasileiros acha difícil identificar notícias falsas em redes
sociais. Os veículos de comunicação como televisão e jornais possuem
maior credibilidade do que as informações de redes sociais para a grande
maioria dos cidadãos, porém brasileiros de menor escolaridade se
dividem nessa percepção.
A pesquisa também avaliou os hábitos dos entrevistados nas redes
sociais. O tipo de ação mais comum foi a curtida de publicações, ato
realizado sempre por 41% dos participantes da sondagem. Em seguida,
vieram compartilhamento de posts (20%), publicar conteúdos (19%) e
comentar mensagens de outros (15%).
Segundo os autores da pesquisa, o nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário