sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Brasil mantém expansão desacelerada da economia, aponta relatório anual da ONU

Enquanto Ministério da Economia estima crescimento de 2,4% para 2020, organização internacional aponta alta mais tímida 

Foto: Agência Brasil

Dados divulgados pela ONU em seu relatório anual sobre a economia mundial mostram que o caminho para a recuperação econômica não será como o previsto pelo Ministério da Economia. A pasta estimou que a expansão em 2020 será de 2,4%, enquanto a ONU aponta índice de 1,7%. A taxa é 0,8 pontos percentuais inferior ao que a própria entidade estimava para o Brasil, em 2019.
O relatório também prevê expansão para 2021, no entanto, ainda abaixo do previsto. Segundo as Nações Unidas, a expansão será registrada no Brasil, com alta de 2,3%. Caso se confirme, o crescimento será mais uma vez abaixo da média mundial, que deve ser de 2,7%. 
Os dados revelam um comportamento similar ao do ano passado, quando a ONU estimava que a economia brasileira teria uma expansão de 2,1%, mas chegou a uma taxa de apenas 1%, contra 2,5% na média da economia mundial.

Camila Costa

Jornalista formada há 10 anos, foi repórter de política no Jornal Tribuna do Brasil, do Jornal Alô Brasília e do Jornal de Brasília. Por cinco anos esteve no Correio Braziliense, como repórter da editoria de Cidades. Foi repórter e coordenadora de redação na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Presidência da República. Recebeu, por duas vezes, o Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo e, em 2014, o Prêmio Imprensa Embratel/Claro 15° Edição. Hoje, Camila é repórter da redação da Agência do Rádio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário