Ideia do Ministério da Infraestrutura é obter o dinheiro por meio de concessões à iniciativa privada
O
Ministério de Infraestrutura pretende captar investimentos de R$ 30
bilhões para ampliar a malha ferroviária do país. De acordo com o
ministro Tarcísio Gomes de Freitas, o dinheiro deve vir de concessões de
trechos de ferrovias e rodovias brasileiras à iniciativa privada. O
governo pretende reinvestir o dinheiro em ferrovias nos próximos 5 ou 6
anos.
Segundo
um estudo de 2018 da Fundação Dom Cabral, as rodovias são utilizadas
para escoar 75% da produção no país. As ferrovias respondem por apenas
5,4%. Os impactos causados pela greve dos caminhoneiros de 2018 deixou
clara a dependência do país do transporte rodoviário e gerou um debate
público sobre a necessidade de se ampliar a malha ferroviária.
Tarcísio
disse que o Ministério da Infraestrutura tem conversado com todos os
setores em busca de melhorias coletivas. No caso dos caminhoneiros, o
ministro incluiu entre as concessões de novas rodovias a Presidente
Dutra, conhecida popularmente como Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro à
São Paulo.
O
primeiro contrato de concessão foi assinado no ano passado e envolve a
Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela
D'Oeste (SP). Para este ano, são previstas as concessões da Ferrovia de
Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), e a
Ferrogrão, projeto com origem em Cuiabá (MT) e término em Santarém
(PA).
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