quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

MINUTO DA SAÚDE: Sexo seguro, com camisinha, previne todas as infecções sexualmente transmissíveis

Segundo o último boletim divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados diariamente 1 milhão de novos casos de ISTs.


IST é o termo abreviado para Infecções Sexualmente Transmissíveis. Essas doenças estão entre as patologias mais comuns no mundo. Segundo o último boletim divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados diariamente 1 milhão de novos casos de ISTs.  Essas infecções são transmitidas por meio do sexo desprotegido, seja vaginal, anal ou oral.
Elas podem se manifestar de diversas formas e, normalmente, os sintomas incluem feridas, corrimentos e verrugas. Os sinais se concentram principalmente nos órgãos genitais, mas também podem surgir em outras partes do corpo, como na palma da mão, nos olhos e na língua.
As ISTs são todas evitáveis. A principal medida de prevenção é o uso regular e contínuo de camisinhas em todas as relações sexuais. Além disso, o médico sanitarista do Centro de Referência e Treinamento em IST/AIDS de São Paulo, Arthur Kalichman, ressalta a importância de se falar sobre sexo seguro, especialmente entre os jovens.  
TEC./SONORA: Arthur Kalichman, médico sanitarista do Centro de Referência e Treinamento em IST/AIDS de São Paulo.
“A melhor dica é que as pessoas se apropriem e tenham uma vida sexual o mais saudável possível. Sexo não pode ser tabu. Sexo tem que ser uma coisa que, do mesmo jeito que as pessoas aprendem como é a melhor forma de se alimentar, como exercício faz bem, o sexo tinha que entrar também nesse espírito. Ou seja, as pessoas devem se apropriar da sua sexualidade, não terem vergonha, entender como é o seu desejo, para que possa exercer sua sexualidade da forma mais responsável possível.”
Silenciosas, essas doenças demoram a apresentar sintomas que sinalizem a infecção, o que dificulta ou retarda seu diagnóstico. Uma vez transmitidas, as ISTs se instalam no organismo do hospedeiro e, caso não sejam diagnosticadas e tratadas, podem levar à morte. Felizmente, há tratamento para todas. No Brasil, esses tratamentos são disponibilizados gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde, o SUS. O tratamento pode levar à cura ou à melhora da qualidade de vida do paciente, como no caso do HIV.
Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e se proteja das ISTs, como HIV e hepatites. Para mais informações, acesse saude.gov.br/ist. 

Agência do Rádio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário