quinta-feira, 2 de abril de 2020

Casos de dengue saltam para 214 em Porto Murtinho. No mesmo período de 2019 eram 6 casos

Nos últimos 12 meses, a cidade que tinha baixa incidência de dengue passou para média e agora tem alta ocorrência da doença

Foto: Divulgação

A cidade de Porto Murtinho passa por um aumento no número de casos de dengue. Desde o começo do ano, 214 casos já foram confirmados, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. O número representa um salto, se comparado com o índice registrado no mesmo período do ano passado, quando eram 6 casos. Nos últimos 12 meses, a cidade que tinha baixa incidência de dengue passou para média e agora tem alta ocorrência da doença. A cada 100 moradores um teve dengue.
O secretário municipal de saúde de Porto Murtinho, Vilson Rolon, garante que a prefeitura está intensificando os esforços para combater a dengue.
“Estamos trabalhando pesado para evitar que esse número cresça. Temos uma equipe de controle que está indo às casas e faz a vistoria do local. A Vigilância Sanitária Municipal também está trabalhando duro.”
A prefeitura possui uma equipe de 12 agentes de endemias que visitam as casas combatendo o Aedes aegypti. Ações de conscientização também estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Educação da cidade e pelo Detran. 

O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.

“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”. 
E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.
 

Agência do Rádio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário