terça-feira, 28 de abril de 2020

MINUTO DA SAÚDE: Orientações de combate ao coronavírus precisam chegar até as favelas e comunidades carentes do Brasil

A Covid-19 é uma doença causada por um vírus que tem um grande poder de transmissão e essa infecção ocorre de uma pessoa para outra

Foto: Divulgação/ONG Viva Rio

A Covid-19 é uma doença causada por um vírus que tem um grande poder de transmissão e essa infecção ocorre de uma pessoa para outra. Por isso, quem vive em grandes aglomerações como favelas ou estão em situação precária de saneamento e higiene, precisam tomar cuidado. Para isso, é importante que a população receba as melhores informações. É isso o que explica a médica infectologista, Joana Darc Gonçalves da Silva. 
Infectologista, Joana Darc Gonçalves da Silva. 
“Conversar com os moradores das favelas, conversar com os líderes comunitários, com as pessoas que estão envolvidas com a proteção social em alguns ambientes, é fundamental. A gente precisa conversar e entender a doença e tentar diminuir o máximo possível o risco de infecção nas comunidades carentes. Essa, na verdade, é uma obrigação da sociedade. A gente proteger, a gente tentar evitar que o vírus se alastre nessas comunidades carentes. E a gente vai conseguir isso através do diálogo”. 
Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Os mais comuns são tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. 
Para evitar a contaminação, mantenha distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Lave bem as mãos e faça uso do álcool em gel depois de manusear objetos e equipamentos. A melhor forma de evitar o coronavírus é se protegendo. Se você tem dúvida se está com coronavírus, basta ligar para 136 ou acessar no chat pelo site saude.gov.br/coronavírus.


Agência do Rádio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário