Cinco unidades da instituição no estado recebem aparelhos que precisam de manutenção; entrega deve ser feita nos pontos de coleta até 30 de abril
Os
respiradores mecânicos se tornaram itens essenciais na batalha contra a
covid-19, já que um dos sintomas da doença é a dificuldade em respirar.
Com cerca de 3,6 mil aparelhos fora de operação no Brasil, seja porque
foram descartados ou porque têm necessidade de manutenção, unidades do
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) se mobilizaram para
consertar gratuitamente os equipamentos e devolvê-los às unidades de
saúde do estado.
A iniciativa conta com a parceria dos
ministérios da Saúde e da Economia, da montadora General Motors (GM),
que fará a manutenção dos aparelhos, e da companhia de tabaco Souza
Cruz, que fará o processo de logística. “A manutenção se dará no menor
tempo possível, mesmo com a complexidade do trabalho”, comenta o gerente
do SENAI de Palmas, Edmundo Franco Neto.
As unidades de Palmas, Taquaralto,
Paraíso, Gurupi e Araguaína funcionarão como pontos de coleta dos
equipamentos. Os centros de saúde têm até esta quinta-feira (30) para
entregar os respiradores que precisam de manutenção. É preciso fazer um
cadastro para que eles sejam enviados com segurança, respeitando regras
de higienização, dados técnicos e informações do equipamento. As
orientações e o cadastramento podem ser feitos pelo telefone (63)
99974-6172, pelo e-mail respiradoresto@sistemafieto.com.br ou pelo site do SENAI/TO.
“Estimamos que em mais ou menos 15 dias
consigamos devolver os aparelhos para as unidades de saúde. Temos
capacidade de receber quantos aparelhos forem necessários para
manutenção e estendemos o recebimento para todo o estado, tanto da rede
pública de saúde quanto privada”, completa Franco Neto.
A estimativa é que cada ventilador
recuperado poderá atender até dez pessoas. A demanda coletada pelo SENAI
será transportada pela Sousa Cruz até São Paulo e encaminhada para
conserto na fábrica da GM.
“É fundamental ter uma ação como essa
nesse momento. A gente tem visto a grande dificuldade dos hospitais de
disponibilizar novos leitos em função dos respiradores. Então, se você
tem uma força-tarefa como essa que o SENAI está promovendo, cada
aparelho que você consegue colocar de volta em funcionamento é uma
grande vitória”, reforça o gerente do SENAI de Palmas.
Segundo a instituição, todos os
respiradores depois de recuperados são testados, certificados e
validados por empresas especializadas, que emitem laudo de aprovação
para uso imediato nos hospitais de origem.
Assim como o SENAI, a Confederação
Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o
Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e as Federações das Indústrias dos demais
estados e do DF têm levado informação e tomado medidas para reduzir os
impactos econômicos e preservar vidas por meio da campanha nacional “A
indústria contra o coronavírus”. Mais detalhes podem ser acessados no
site portaldaindustria.com.br e nas redes sociais de cada entidade.
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