No ar desde o início de abril, a ferramenta consiste na realização de ligações automáticas por meio do número 136, com o objetivo de identificar antecipadamente pessoas vulneráveis à Covid-19
De
acordo com o Ministério da Saúde em menos de 15 dias depois de ser
implantado o serviço de busca ativa de informações sobre coronavírus,
mais de um milhão e meio de brasileiros já receberam a ligação.
No ar desde o início de abril, a ferramenta consiste na realização de
ligações automáticas por meio do número 136, com o objetivo de
identificar antecipadamente pessoas vulneráveis à Covid-19. O serviço
também orienta as pessoas sobre os cuidados necessários para evitar o
contágio, como lavar as mãos com água e sabão e evitar aglomerações.
A ligação é uma consulta médica por telefone, e funciona como uma
triagem dos casos. Para isso, a voz artificial pergunta sobre algum dos
sintomas característicos da Covid-19, como febre e tosse. A depender das
respostas, a pessoa é acompanhada pelo sistema e orientada a procurar
um posto de saúde ou hospital de referência.
Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a ferramenta
auxilia as pessoas e o próprio Ministério da Saúde no acompanhamento dos
casos dentro do país.
“A gente fez um algoritmo com disparo de ligações para 125 milhões de
brasileiros, ligado a um grande banco de dados. O trabalho é para que o
conjunto das informações antecipe quem faz parte do grupo de risco,
quem tem contato direto com quem, onde está, o nome. Isso deve ser uma
grande ferramenta de gestão de pessoas.”
O serviço de busca ativa com ligações automáticas é uma das
ferramentas que compõem o TeleSUS, que presta teleatendimento e
informações sobre o coronavírus à população, também por meio de Chatbot,
aplicativo e no disque 136.
O ministro Mandetta lembra que a gama de ferramentas que fazem parte
do TeleSUS é importante e evita contato social desnecessário ao
disponibilizar informações sobre o vírus e a doença de modo remoto, à
distância.
“TeleSUS, que é o conjunto de tudo o que existe em Telemedicina: 136.
Neste número você acessa o aplicativo coronavírus, acessa o site,
recebe orientações sobre diagnóstico, tratamento sem sair de casa,
evitando contágio entre pacientes e profissionais da unidade de saúde.
Esse é o grande objetivo.”
O Ministério da Saúde reforça que as pessoas só devem procurar uma
unidade de referência para o coronavírus caso tenham dificuldade para
respirar. Isso evita a sobrecarga do sistema de saúde.
Para mais informações, acesse: coronavirus.saude.gov.br.
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