Quarenta e oito milhões de pessoas já buscaram algum tipo de serviço de teleconsulta, o TeleSUS, disponíveis no Sistema Único de Saúde
Quarenta
e oito milhões de pessoas já buscaram algum tipo de serviço de
teleconsulta, o TeleSUS, disponíveis no Sistema Único de Saúde. São
avaliações realizadas à distância pelo Ministério da Saúde sobre os
sintomas do coronavírus, por meio dos serviços 136, Chatbot, Aplicativo
Coronavírus SUS e Busca Ativa e Acompanhamento.
Do total de atendimentos realizados à
distância, 15,8 milhões já foram concluídos, como destaca a secretária
substituta da Secretaria de Atenção Primaria à Saúde do Ministério da
Saúde, Daniela Ribeiro.
“Nós temos um total de 15,8 milhões de
atendimentos concluídos até hoje. Destes, 14,6 milhões são considerados
saudáveis, 627 mil considerados de baixo risco, 166 mil com risco
moderado, 314 mil considerados como risco alto e 542 mil atendimentos
encaminhamentos para o tele atendimento pré-clínico. Esse
teleatendimento pré-clínico é feito por um profissional de saúde, um
médico ou um enfermeiro que faz as orientações e até encaminhamentos
para a atenção especializada”, disse.
Até o momento o Brasil já notificou
135.106 casos confirmados da Covid-19 e 8.536 óbitos em decorrência da
doença de acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde.
Mapa Brasil
Para a secretária substituta da
Secretaria de Atenção Primaria à Saúde, Daniela Ribeiro o Telesus é um
serviço de atendimento a distância de extrema importância dentro das
estratégias do Ministério da Saúde para combater a pandemia da Covid-19
no Brasil.
“Dessa forma a gente consegue evitar a
disseminação da doença e evitar é reduzir a circulação nas pessoas, nas
UPAS e nos prontos-atendimentos. O Ministério da Saúde tem ligado para
as pessoas para saber como elas estão. Além do acompanhamento dos casos
de risco alto e risco moderado, aos quais a gente entra em contato a
cada 24h ou 48h com essas pessoas sintomáticas”.
O Ministério da Saúde por meio do
TeleSUS pretende entrar em contato com mais de 120 milhões de
brasileiros por meio da Busca Ativa. O contato serve para acompanhar a
evolução da doença e mapear áreas de risco de contágio do coronavírus, a
partir da identificação precoce de pessoas com sinais e sintomas de
gripe. Além disso, permite identificar antecipadamente pessoas
vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus e
encontrar possíveis casos.
Para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br.
Canais de teleatendimento
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