quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Copom deve reduzir taxa Selic para 4,25% ao ano

O resultado oficial sairá após às 18h desta quarta-feira (5), após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central 

 

Foto: Arquivo/EBC

A expectativa de analisas do mercado financeiro é de que a taxa básica de juros, a Selic, caia de 4,5% para 4,25% ao ano. O resultado sairá nesta quarta-feira (5), após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.  
Se a projeção for confirmada, a Selic chegará ao menor patamar de 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. A decisão deve ser anunciada após as 18h.
Com a redução dos juros básicos, a tendência é que os custos do crédito caiam, incentivando a produção e o consumo. No entanto, as taxas de juros do crédito não caem na mesma proporção da Selic porque, segundo o Banco Central, o indicador é apenas uma parte do custo do crédito.
Por outro lado, quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, causando reflexos nos preços, já que, como juros mais altos encarecem o crédito, há um estímulo para a poupança.
Uma pesquisa feita pelo Banco Central revela que a previsão dos economistas das instituições financeira é que a Selic permanecerá em 4,25% até o fim de 2020. O indicador deve voltar a subir a parir de janeiro do ano que vem. A taxa esperada é de 4,5%.


Marquezan Araújo

Marquezan é formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), atuou como âncora de jornal radiofônico e locutor de programa musical. Passou por estágios na Agência Brasil e na Rádio Nacional, da EBC. Repórter da Agência do Rádio desde 2016, acompanha as movimentações do Legislativo no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário