RS: Alunos de Guaporé adaptam peça que gera economia de cinco mil litros de água por mês ao usar descarga
Alunos
do SESI de Guaporé (RS) resolveram um dilema antigo da escola e
adaptaram uma peça que reduz o desperdício e pode poupar mais de cinco
mil litros de água potável durante o uso de descargas sanitárias. O
projeto inovador será apresentado em São Paulo, entre os dias 3 e 6 de
março, na etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Este
ano, os competidores terão que apresentar soluções para melhorar, por
exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de
casas e prédios.
A estudante Maria Luisa Nunes, de 13 anos, uma das representantes da
equipe “Guapobóticos”, conta que, após fazer vários cálculos, percebeu
que o problema era maior que imaginavam. “Somos 120 crianças no
contraturno escolar. Supondo que cada uma delas utilize o banheiro duas
vezes por dia, são 240 descargas por dia. Sabendo que cada descarga
gasta 6,5 litros em cada acionamento, teremos um gasto total de 1.632
litros de água por dia. Chegando a 35.604 litros por mês em 22 dias
úteis por mês”, explica.
A partir desses números, Maria Luisa e outros cinco colegas chegaram
ao projeto de uma válvula adaptada, instalada em um ângulo diferente na
engrenagem da descarga. Essa mudança, segundo a equipe, economiza a
quantidade de água gasta na hora do acionamento. “Quando o ângulo é
reduzido, temos também uma redução de um litro de água por descarga,
chegando ao fim do mês com redução de 5.280 litros de água
desperdiçada”, completa a jovem.
A monitora de Projetos Educacionais do SESI Guaporé e técnica da
equipe, Gabriela Girelli, afirma que, durante o desenvolvimento do
projeto, a equipe chegou a cogitar a criação de uma nova caixa de
descarga, com menos água. Descobriram depois que normas reguladoras
impedem essa adaptação. “A partir disso, com conversas com profissionais
da área, a gente chegou à conclusão que alterando o braço da boia da
descarga, que fica dentro dela, era possível solucionar o problema”,
detalha a professora.
A competição
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reúne 100 equipes formadas
por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências,
engenharia e matemática, em sala de aula. O objetivo é contribuir, de
forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades
comportamentais exigidas dos jovens.O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta.
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