Projeto que gera energia complementar em casas por meio de um exaustor foi selecionado para participar do principal torneio de robótica do país
Seis
alunos do SESI de Campo Bom, com idades entre 11 e 14 anos,
desenvolveram um sistema auxiliar de produção de energia que pode ajudar
na redução do valor da conta de luz. O projeto é uma das 100 soluções
tecnológicas selecionadas para participar do Torneio de Robótica FIRST
Lego League (FLL) 2020, que será disputado em São Paulo, no início de
março.
A professora de robótica e técnica da equipe, Nidiane Martins, conta
que a ideia do projeto surgiu para contornar um problema corriqueiro na
cidade. Como o município é localizado em uma região que sofre com o
calor durante o Verão, o preço da conta de luz costuma ser alto em
função do uso de ar condicionado e ventilador, por exemplo.
“A equipe criou um protótipo que fica instalado no sótão das casas,
para gerar energia por meio da movimentação de um exaustor. O
equipamento seria iniciado pelo calor, causando movimento e gerando
energia, complementando a energia gerada para as casas, diminuindo,
assim, gastos com conta de luz”, explica.
O trabalho do grupo, segundo a educadora, mostra que os alunos têm
potencial e podem ser profissionais de ponta na área que escolherem para
atuar em um futuro próximo.
“Eu me sinto muito orgulhosa. Nós sabemos da capacidade que eles têm e
cada vez mais se superam. São crianças muito proativas e inteligentes”,
ressalta ela, ao citar Bienda Almeida (12), Julien Ellen (12), Leticia
Cardoso (12), Gabrio Hesster (11), Pablo Henrique Dias (11) e Emily
Bianca (14).
A competição
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reúne 100 equipes formadas
por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências,
engenharia e matemática, em sala de aula. O objetivo é contribuir, de
forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades
comportamentais exigidas dos jovens.
O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol,
ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho
em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A
questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio,
uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de
empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja
desenvolvido”, atesta.
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