quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

SC: Alunos de Concórdia criam sistema alternativo que integra transporte público e bicicletas

Índice alto de carros por habitante na cidade foi ponto de partida para equipe de robótica do SESI local desenvolver projeto

Foto: arquivo pessoal

Para melhorar o fluxo de veículos e de pessoas em Concórdia, alunos do SESI desenvolveram um sistema alternativo que permite ao usuário ter acesso a transporte e a bicicletas públicas usando um único cartão. Esse é um dos 100 projetos que serão apresentados durante o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que ocorrerá no início de março, em São Paulo.
A ideia da equipe “AgroRobots”, que conta com os alunos Danimar Costa (14), Carolina Cerutti (13), Felipe Lazzarotti (10) e Ana Clara Martello (15), surgiu a partir de pesquisas com especialistas em trânsito e comunidade local, que identificaram o aumento da frota de automóveis como principal problema do município.
“A cidade cresceu muito. Nós temos cerca de 75 mil habitantes e 63 mil carros. Então, cada família de três ou quatro pessoas vai ter, aproximadamente, um ou dois carros. Por isso, o fluxo de veículos é grande, não tem estacionamento suficiente”, explica a professora e técnica da equipe, Jandira Saiba.
A solução encontrada foi unir o transporte público às bicicletas. Inicialmente, serão instalados cinco pontos pela cidade, semelhantes ao que são encontrados em outros locais do país. Para destravar os veículos, basta usar o mesmo cartão utilizado para pagar o ônibus. “O nosso diferencial relacionado a essas empresas é que a gente vai ter o transporte público integrado às bicicletas”, revela a estudante Ana Clara Martello, de 15 anos.
A prefeitura de Concórdia gostou tanto do projeto da equipe que vai construir ciclovias e subsidiar os equipamentos e os pontos, além de cobrar apenas um valor simbólico de R$ 0,50 a hora para que o usuário ande nas bicicletas. O projeto, batizado de “Moving Mind”, deve começar a funcionar na cidade até o fim deste mês. “O nome do projeto foi pensado para mudar o pensamento das pessoas em relação à forma como usam o transporte e que possam usar mais um meio alternativo”, completa a jovem.  



A competição
 
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reúne 100 equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, em sala de aula. Até 16 de fevereiro, haverá as disputas regionais. Os melhores times garantem vaga na etapa nacional, que ocorre em março, em São Paulo.
O objetivo é contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens. Todo ano, a FLL traz uma temática diferente. Em 2020, os competidores terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios.
O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta.

Jalila Arabi

 

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