Mais de 20 mil unidades serão vendidas por associações de costureiras de 10 municípios para ajudar trabalhadoras; restante será doado pelas instituições
Na
tentativa de manter e gerar emprego e renda neste momento de crise, o
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sindicato
da Indústria do Vestuário de Alagoas (Sindivest) fecharam uma parceria
no estado para a confecção de 90 mil máscaras descartáveis.
Juntamente com empresas e associações de costureiras, a ideia é que
as instituições fabriquem e dividam a produção e deem uma destinação
específica ao fim do processo.
“25% dessas 90 mil máscaras ficarão com as empresas associadas, que
passaram a vender o material. Outros 25% serão destinados ao SENAI, que
fará doações a outras instituições. Já os 50% restantes ficarão com o
Sebrae, que vai distribuir entre sua equipe e doar para a comunidade
carente”, explica o presidente do Sindivest, Chico Acioly.
O Sebrae ficou responsável pela doação do tecido, da linha e do
elástico para a confecção dos produtos. Já o SENAI fará os cortes dos
tecidos, enquanto o Sindivest vai entregar o material, em lotes, para as
empresas fabricarem o item.
Além de preparar os tecidos, o gerente de Tecnologia do SENAI
Alagoas, Welton Barbosa, acrescenta que a instituição presta um serviço
de consultoria, 100% virtual, para empresas associadas. O conteúdo
digital orienta, por exemplo, como deve ser conduzido o processo de
confecção das máscaras, desde o recebimento dos materiais até a fase de
acabamento, respeitando padrões de segurança sanitária.
“Atuamos com uma frente que vai permitir também a confecção de
máscaras caseiras, que deve chegar, por meio de doação, àqueles que
estão na camada mais vulnerável. Vamos promover aos pequenos negócios,
principalmente, a geração de renda, já que eles vão poder reter parte
dessa produção para comercializar”, aponta Barbosa.
As máscaras estão sendo confeccionadas pelas associações de
costureiras de Marechal Deodoro, Porto Calvo, Mar Vermelho, Paulo
Jacinto, Santana do Ipanema, Olho d'Água das Flores, Coruripe, São José
da Laje, União dos Palmares e Palmeira dos Índios. A parceria envolve
ainda as empresas Nathalia Amaral, Maneka, Manu Mortari, Mais Surf,
Matiz & Luz, Official Sporte, Caffalu, JM Delgado, Vit Sporte,
Santuário Moda Íntima, Coash, Intimus, Daniel, Albatroz e Graça
Costuras.
Inovação e saúde
Em nível nacional, o SENAI lançou o edital de inovação para a
indústria, que investirá em projetos destinados a prevenir, diagnosticar
e tratar a doença e que sejam de aplicação imediata. Isso inclui, por
exemplo, a recuperação de aparelhos danificados e aquisição e produção
de materiais essenciais para o enfrentamento da crise, como álcool em
gel e máscaras.
“A nossa atuação será no suprimento desses problemas, como os testes
rápidos para a detecção da doença. No isolamento, ter uma gama ampla
desses testes vai ser de grande importância, bem como a fabricação de
ventiladores (respiradores)”, afirma o diretor geral do SENAI, Rafael
Lucchesi.
O investimento disponível para empresas e startups chega a R$ 30
milhões, se somadas as duas chamadas da licitação, e cada projeto poderá
captar até R$ 2 milhões. Segundo o SENAI, ainda restam R$ 11 milhões a
serem investidos. Para participar do edital de inovação, as proposições
podem ser realizadas por meio do WhatsApp, no número (61) 99628-7337 ou
pelo e-mail combatecovid19@senaicni.com.br.
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