terça-feira, 2 de junho de 2020

COVID-19: Setor produtivo lança campanha para fortalecer sistema de saúde do Acre

Valores arrecadados serão utilizados na estruturação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Santa Juliana, de Rio Branco

Foto: Divulgação

Na tentativa de inibir o avanço da pandemia, o setor produtivo do estado lançou uma campanha para arrecadar recursos destinados a compras de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, luvas e jalecos. Esses materiais são necessários para evitar o contágio de profissionais de saúde que tratam pacientes infectados com covid-19. A ação conta com a participação da Federação das Indústrias (FIEAC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEAC).
A iniciativa, denominada “Salvando Vidas”, pretende ainda fortalecer o sistema de saúde, já que parte dos valores arrecadados também será utilizada na estruturação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. 



Na avaliação do presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, os empresários locais estão empenhados em contribuir para que as unidades de saúde não fiquem ainda mais sobrecarregadas.
“No momento, a campanha está voltada para apoiar a montagem e estruturação de 10 leitos de UTI no hospital Santa Juliana, que é mantido pela Igreja Católica. Temos como meta doar 10 respiradores, EPIs e medicamentos voltados para o tratamento das pessoas que forem atendidas nesses leitos”, detalha.
Ribeiro reforça que a campanha conta com o apoio tanto de empresas como a sociedade em geral que se solidarize com a causa. “Nossa missão é buscar condições de salvar mais pessoas em função da pressão que advém da fragilidade da saúde pública do estado”, garante.
Além de doações em dinheiro, o presidente da FIEAC afirma que quem quiser ajudar pode oferecer a prestação de serviços ou bens que ajudem a suprir necessidades da área da saúde.
“Incluímos isso para reverter na compra desses equipamentos que precisamos para ajudar. Nesse momento, esses valores arrecadados estão sendo destinados para as instituições públicas, sejam prefeituras ou filantrópicas, que tenham condição de contatar com o SUS para também fazer o atendimento à população”, aponta José Adriano Ribeiro.
As doações podem ser feitas para as seguintes contas correntes do Banco do Brasil: 341221-0; 400000-5 ou para 30287-2. As três contas são da mesma agência: 0071-X.
No estado, outras ações também são desenvolvidas pelo setor produtivo. As Federações da Indústria e do Comércio, por exemplo, fizeram doações de EPIs, sacolões e distribuíram sopão para a população carente.
 


Marquezan Araújo

Marquezan é formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), atuou como âncora de jornal radiofônico e locutor de programa musical. Passou por estágios na Agência Brasil e na Rádio Nacional, da EBC. Repórter da Agência do Rádio desde 2016, acompanha as movimentações do Legislativo no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário