quarta-feira, 8 de abril de 2020

FLORIANÓPOLIS: Idosos devem ficar atentos ao novo calendário de vacinação

Esta é a terceira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde

Créditos: Sabrine Cruz

Esta é a terceira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Conforme a prefeitura de Florianópolis, para evitar aglomerações e possível contágio por conta da Covid-19, não serão disponibilizadas vacinas em centros de saúde.
A vacina será distribuída em oito locais, entre sete bairros da capital. Eles podem receber moradores de qualquer parte do município e irão funcionar das 9h às 16h. No entanto, é preciso respeitar as faixas etárias de cada etapa.
Além disso, há quatro pontos de drive thrus: na Via Expressa, no pedágio da SC-401, na Beira-Mar Continental e na Beira-Mar Norte. Para mais informações sobre os locais de vacinação acesse o site da prefeitura  - www.pmf.sc.gov.br.
A enfermeira Ana Cristina Báfica, chefe do departamento da atenção primária de Florianópolis nos explica outros cuidados que serão dispensados aos idosos.
“Nós temos toda a estrutura da campanha de vacina montada pensando em não expor os idosos em uma possível situação de aglomeração nos centros de saúde. Teremos as vacinas dos  acamados e continuaremos  nessa proposta de ir até as casas das pessoas acamadas”.
As etapas de vacinação serão realizadas por faixa etária. Idosos acima de 80 anos continuam sendo vacinados em casa. A equipe de saúde entrará em contato para verificar o melhor horário.  As vacinas da gripe não previnem contra o coronavírus, elas apenas imunizam contra os vírus Infuenza.
O epidemiologista da Fiocruz, Cláudio Maierovich enfatiza a segurança da vacina e alerta para quem ela é contraindicada. 
“A vacina é extremamente segura ela só não é indicada para quem tem alergia a ovo. E ela é extremamente segura, não tem vírus vivo, por exemplo, então a pessoa não tem a menor chance de pegar gripe, de pegar uma doença pelo fato de ter tomado a vacina.”
A prefeitura afirma que pessoas que estiverem com febre ou sintomas respiratórios não serão vacinadas. Neste caso, se a pessoa apresentar sintomas, deve entrar em contato com o “Alô Saúde Floripa”, pelo número 0800-333-3233.
O Ministério da Saúde orienta que em caso de fila, principalmente os idosos, devem manter distância de pelo menos 2 metros. Informe-se se na sua cidade haverá uma estratégia de vacinação diferenciada. 
Para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.


Agência do Rádio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário